
PASTOR SANTANA
Patrimônio Vivo da Assembléia de Deus
“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor”, a expressão do salmista se encaixa perfeitamente à vida do pastor Antonio Silva Santana, homem de origem simples, nascido em Baixa da Palmeira, estado da Bahia, aos 13 de junho de 1932. Com 17 anos já servindo ao Senhor dos Céus e da terra, vem para o estado de São Paulo juntamente com seus pais e irmãos.
Aos 9 de outubro de 1954, ainda um jovem de 22 anos, contrai matrimônio com sua amada Maria de Lourdes Ferreira Santana. Dessa perfeita união, deu-lhes o Senhor quatro abençoados filhos: Jetro, Jairo, Josias, e Janice. O Pr. Santana tem 13 netos.
A trajetória ministerial do Pr Santana iniciou em 01 de agosto de 1965 quando o Pr. Joaquim Marcelino da Silva, presidente, na época, do Campo de Santo André/SP., o separou ao presbitério. Como presbítero cooperou em diversos setores do campo de Stº André e aos 28 de fevereiro de 1970 o Pr. Joaquim Marcelino o conduz ao Santo Ministério da Palavra, sendo ordenado pastor.
Em Santo André, cooperou com os pastores Daniel Beltrão, Delfino Brunelli, Antonio Godoy e o Pr. Joaquim Marcelino. Ainda em Santo André assumiu a vice presidência do campo, até que no início do ano de 1976 assume, então a direção da Assembléia de Deus no campo de Franca/SP.
Grandes coisas fez o Senhor por Franca e região durante os oito anos de profícuo trabalho do pastor Santana na presidência daquele campo.
Grandes coisas fez o Senhor por Franca e região durante os oito anos de profícuo trabalho do pastor Santana na presidência daquele campo.
A obra do Senhor em Franca avançava em marcha acelerada, o Templo Sede em construção era motivo de orgulho e gratidão dos assembleianos, a obra crescia e o Senhor acrescentava a cada dia o número dos salvos. Mas os pensamentos e os planos de Deus são infinitamente superiores aos dos homens e em 08 de janeiro de 1984, o pastor Santana é convidado a assumir a presidência do campo de Ribeirão Preto.
Vinte e 27 anos se passaram e a Igreja não se cansa de ouvir da boca de seu líder: “Até aqui nos ajudou o Senhor” e “As bênçãos do Senhor é que nos enriquece e não acrescentam dores”. O campo de Ribeirão Preto sob o cajado do homem de Deus experimentou um crescimento extraordinário.
Vários e majestosos templos e boas casas pastorais foram edificados para a glória de Deus; diversos trabalhos foram abertos tanto no interior de São Paulo como em Minas Gerais; a obra de Missões, alicerce da igreja Assembléia de Deus, não foi esquecida e o campo ribeirãopretano investe de forma ostensiva nessa área, hoje auxiliando o custeio de 55 missionários espalhados pela região norte e nordeste, bem como interior de Minas Gerais.
Mas o grande desafio proposto pelo Pr. Santana é a construção do grande templo com capacidade para abrigar doze mil pessoas sentadas; e dotado de toda infra-estrutura e centro educacional. A construção do templo situa-se num ponto privilegiado e estratégico de Ribeirão Preto, a Via norte. A obra está em pleno andamento.
É o sonho do pastor fundindo-se ao sonho do rebanho. Inspirados pelo Espírito Santo, o povo da Assembléia de Deus em Ribeirão Preto começa a vivenciar um grande despertamento e motivados se levantam para a batalha, em breve, poderá o povo em voz uníssona proclamar um amém bem forte ao versículo que narra: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor…”Sl. 37. 23.
Fonte: AD Jardinópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário