quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Não podemos ficar olhando pela janela

Não podemos ficar olhando pela janela.
II Samuel 6:14-23.

Caro leitor. Eu pediria que nesse momento você imaginasse uma linda jovem, na janela de um palácio e além do mais, que essa jovem fosse casada com o homem que ela sempre amou, ainda mais, que esse homem fosse um dos homens mais poderosos e influentes da sua época e que esse homem fosse um amigo íntimo de Deus. Não fica difícil imaginar, qualquer garota já teve esse sonho de princesa. Mas nesse caso foi algo bem real.
Qualquer mulher seria muito feliz com muito menos que isso. Talvez não fossem necessários tantos atributos para que o coração de uma mulher transbordasse de alegria. Mas neste caso não. Desde a janela de um ostentoso palácio essa moça está bicuda, lança dos olhos uma hostilidade tremenda e padece de uma amargura doentia. Um rio de tristeza a transforma num monstro. É a janela “Do monstro bicudo” se assim a pudéssemos chamar.
O rei Davi estava contente, enfim conseguira trazer a Arca do Senhor para a cidade de Jerusalém, isso representava que a presença de Deus estaria constantemente naquela cidade, foram muitas lutas e batalhas contra os filisteus até que isso veio acontecer e o grande dia havia chegado. Davi não continha a sua felicidade, o Deus que tudo o dera se faria ainda mais presente por meio da sua Arca. Sua amizade com Deus se fidelizara ainda mais. Segundo a Bíblia Davi dançava com todas as suas forças diante da Arca, levava vestido um manto sacerdotal em reverencia a Jeová. Mas não somente o rei estava contente, também toda a casa de Israel ia conduzindo a Arca com jubilo e muita música. Era uma festa quase sem precedentes em Israel, celebravam as vitórias e a imunidade contra seus inimigos. Não havia espaço para tristeza para quem estava pelas ruas festejando, mas alguém ficou olhando desde uma janela, sem querer compartilhar da alegria do rei, pronta a criticá-lo por suas danças, atitudes e vestimentas, essa pessoa era justamente a sua mulher; Mical.
Querido leitor, a obra de Deus é semelhante a esse fato. Está cheia de Davis e Micais.
Davi está alegre, pois restaurava a presença de Deus no meio do seu povo, lutou, sofreu e conseguiu despertar o povo e no povo a verdadeira comunhão com Jeová. Assim como vemos diariamente irmãos no louvor, na liderança de grupos, dirigentes de congregações, obreiros e pastores envolvidos nesse propósito; trazer a presença de Deus para o meio do povo (igreja), mas desde alguma janela sempre há um “bicudo” maldizendo, criticando e nunca se envolvendo na peleja. E mesmo alguns que estão envolvidos nunca querem se comprometer em ajudar a trazer a Arca, só querem estar no meio da festa. Não estão na janela, embora sejam duros como antigas janelas de aroeira.
Voltando Davi a sua casa, Mical já o esperava. Cheia de ciúmes e possuída de inveja. Humilhou o rei por causa de suas roupas e por estar no meio da plebe fazendo festa. O rei na sua sensatez não desceu ao mesmo nível. Afinal estava alegre e não deixaria uma amargurada o contaminar com sua baixeza. “Olha aqui mulher, prefiro ser pequeno aos seus olhos, porém honrado diante do povo de Deus”- palavras sábias de um rei. Palavras que os servos de Deus, que lutam para trazer a presença do Senhor para o meio da igreja devem conhecer. Há quem fique pelas janelas do templo criticando e remoendo raivas simplesmente por não quererem participar da festa e a esses fica o exemplo do que recebeu Mical pela sua ignorância e arrogância. O Senhor fechou a sua madre e não teve filhos até o dia da sua morte. Aos que tão somente olham pela janela lhes está reservada um vida sem frutos, vazia e de plena amargura. Aos envolvidos na obra do Senhor e que buscam a sua presença, apesar das críticas e cesuras, lhes espera uma vida de alegria e regozijo.

Marlon de Almeida.
Baseado nos maravilhosos sermões de terça-feira do Pastor Mauristótenes Felix de Lima.

2 comentários:

  1. ISSO AI MILENAR!!!DEVEMOS FZER A OBRA DE DEUS COM AMOR E ALEGRIA, E NÃO DAR BOLA PARA OS CRITICOS, PQ SEMPRE IRÃO TER ISSO NAS IGREJAS!!!COMO DIZ AS SAGRDAS ESCRITURAS, PALAVRAS DITA POR NOSSO SENHOR JESUS: "QUEM NÃO É POR NÓS, É CONTRA NÓS!....QUEM CONOSCO NÃO SE AJUNTA,ESPALHA!" Q DEUS NOS GUARDE E NOS LIVRE DESSAS PESSOAS NEGATIVAS COMO MICAL!!!QUEIMA ELES JESUS!!!!!!!KKKKKRSSRRS brincadeirinha...

    ResponderExcluir
  2. vALEU tHOMÁS----
    OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS
    MILLENNAR

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...